Principais Dúvidas dos vendedores

A DebitumX foi criada para desmistificar para quem nunca vendeu e desburocratizar este processo para quem vende frequentemente. Para isso, nossos especialistas dão a consultoria necessária e vão te orientar passo a passo no que tem que ser feito para realizar uma boa venda, conforme suas necessidades e sem sustos.
Não há custo no cadastramento. A DebitumX acredita que fomentar o mercado de cessão é saudável para quem vende, quem compra, quem deve e para a economia do país. Assim, optamos por um modelo de remuneração apenas nos casos de sucesso. Como isso, celebramos o negócio junto com nossos parceiros.
Em geral SIM, no entanto podem existir obrigações contratuais na origem que impeçam a transação. Para saber mais, cadastre-se agora e receba uma consultoria de nossos especialistas.
Não. Trabalhamos com carteiras de diversas condições, incluindo créditos adimplentes (em dia) e Single Names (Valores muito altos num só título), dentre outros. Naturalmente, existem perfis mais procurados e alguns nichos específicos no mercado, mas ajudamos a conectar as pontas em cada um deles.
A DebitumX trabalha de acordo com as diretrizes de LGPD e com políticas de privacidade e confidencialidade no seu ambiente. Desta maneira, realizamos todos os procedimentos para avaliação segura dos seus ativos.
A DebitumX realiza uma pré-qualificação dos potenciais compradores da sua carteira através validação e checagem de dados cadastrais. No entanto, a avaliação formal e definitiva deve ser realizada também pela área responsável na sua empresa, conforme seus critérios, para garantir esta qualificação.
O valor final é definido pelo mercado e depende de diversos fatores. No entanto, a DebitumX consegue estimar um valor mínimo para sua carteira, com base nos seus dados de recuperação e uma faixa de valor de mercado, com um grau de incerteza maior.
A DebitumX traz segurança, agilidade, transparência e simplicidade para a realização de uma cessão de crédito, com a assessoria especializada, organizando o processo e facilitando a tomada de decisão. Todavia, a decisão final de venda e qual oferta escolhida é do Vendedor.

Principais Dúvidas dos Compradores

A DebitumX realiza um processo de avaliação das empresas cadastradas para vender carteiras na plataforma e as orienta sobre as melhores práticas de mercado, para dar mais segurança para quem compra. Pode ser contratado, adicionalmente pelo potencial comprador, também o enriquecimento e higienização de dados cadastrais dos devedores da carteira. Entretanto, a avaliação final dos créditos, sua originação, formalização e decisão de compra é de inteira responsabilidade de quem compra.
A DebitumX estimula a negociação prévia de Deal-Breakers (condições não negociáveis) de contrato, entre ambas as partes, para acelerar a efetiva venda, antes e durante a realização do processo competitivo de avaliação. No entanto, o contrato final de cessão será negociado e consensado entre as partes (Vendedor e Comprador)
A DebitumX conta com a experiência de executivos seniores no mercado de cessão de crédito e conhece os detalhes dos processos operacionais envolvidos no pós-venda, por isso, desenvolveu uma solução para organizar as comunicações, o processo de pedidos e envio de documentos nesta fase, facilitando esta etapa e trazendo confiabilidade e segurança no tratamento destas demandas. É um serviço adicional e opcional, com uma remuneração a ser negociada entre comprador e a DebitumX.

Principais Dúvidas sobre a Cessão de Créditos

Resumimos abaixo as respostas as principais perguntas em relação a cessão de crédito: O que é? Tem alguma norma ou lei a respeito? Vale a pena para o vendedor? E para o devedor?
A cessão de crédito é instituto do Direito Civil, disciplinada no Art.286 do Código Civil da seguinte forma: “O credor pode ceder o seu crédito, se a isso não se opuser a natureza da obrigação, a lei, ou a convenção com o devedor; a cláusula proibitiva da cessão não poderá ser oposta ao cessionário de boa-fé, se não constar do instrumento da obrigação.”
A cessão de crédito é um negócio jurídico bilateral, pelo qual o credor transfere a um terceiro os direitos decorrentes de determinada relação obrigacional. Assim, a partir da cessão, independentemente de anuência do devedor, o cessionário torna-se parte legítima para pleitear o crédito que passou a integrar seu patrimônio.
Traduzindo: a cessão de crédito é uma transmissão de obrigações, onde o credor transfere uma dívida para outro, independente do devedor estar de acordo ou não.
Como se sabe, a lei não impõe forma específica para a cessão de créditos, sendo suficiente que o instrumento particular contenha a indicação do lugar onde foi passado, a qualificação do cedente e do cessionário, a data e o objetivo da cessão e a extensão dos direitos cedidos.

O ônus gerado pela inadimplência pode ser minimizado com a venda destes débitos no mercado. Os bancos e instituições de crédito vendem estes contratos inadimplidos a um valor menor do que o da dívida total, para reduzirem seu prejuízo e ao mesmo tempo gerarem margem de lucro para os compradores/FIDC’s quando os devedores quitarem seu saldo devedor. Esses créditos inadimplidos por sua vez, podem ser oriundos de cheques, aluguéis, notas promissórias, parcelas de cartão de crédito, empréstimos, financiamentos, entre outros. Após a compra, os FIDC’s se tornam os legítimos credores e usufruirão dos eventuais pagamentos.
Para a empresa
A cessão de crédito pode ser uma oportunidade para se livrar dos riscos de não receber, como também pela possibilidade de criar uma nova fonte de ingressos, ao vender sua carteira de recebíveis, diminuindo seu passivo e ganhando um novo fôlego para utilizar no core de seu negócio.
Além do que, em alguns casos, a empresa ter benefícios fiscais.
Trata-se de uma ótima alternativa para ter dinheiro em caixa, viabilizando futuros investimentos.

Para o devedor
Quando os créditos vencidos de uma empresa passam para uma que seja especializada em cobrança, a chance de quitar as dívidas com acordo vantajoso, com mais desconto ou prazo, é bem maior.

Para o mercado
A criação de liquidez sobre créditos vencidos é fundamental para que o mercado financeiro continue funcionando. Isso acontece porque, quando a inadimplência é reduzida, as oportunidades de crédito surgem e, consequentemente, mais investimentos são feitos, mobilizando a economia como tudo e dando acesso ao credito a mais pessoas e empresas.